Clique abaixo e solicite gratuitamente seu exemplar virtual.
Quero Receber

Quem precisa ser educado? A criança ou os pais?

A cada ano que passa, precisamos cada vez mais fazer uma autoanálise sobre a educação que estamos querendo dar aos nossos filhos.

Como já disse Augusto Cury, e vários outros educadores, a própria bíblia traz essa direção: NINGUEM PODE DAR O QUE NÃO TEM – Lucas 6.45

Será que estou sendo um bom pai e uma boa mãe?
E o que fazer para sermos bons pais nos dias atuais?

Uma forma clara e objetiva para responder essas duas perguntas, é simplesmente perceber se estamos tendo tempo para nós mesmos.

Se quando eu acordo, estou conseguindo lembrar que Deus existe e se consigo planejar meu dia inteiro, desde a saída até a volta para casa.

O tempo é plenamente suficiente para atendermos tudo que necessita nossa rotina diária, se trabalhado com organização. Daí a importância de sermos pessoas organizadas. E a grande maioria não é.

Além disso, quem faz o nosso tempo somos nós. Partindo deste princípio, é importante estarmos atentos para alguns erros que cometemos com nossos filhos, justamente pela nossa “suposta falta de tempo”.

Primeiramente, pelo simples motivo de termos ficado longe deles o dia todo, achamos que:

– Precisamos compensá-los de alguma forma – “tadinhos” – dando um presente todos os dias ou sendo permissivos demais com o tablete;

– Temos que deixar ela escolher o que quiser, escolher aonde ela quer ir, escolher ainda se ela quer sentar na cadeirinha do carro ou não;

– Tudo que a criança faz é lindo, por ela ser criança… Até mesmo absurdos como apontar as outras pessoas com ironia, mostrar a língua, não cumprimentar os outros num elevador etc;

Entendam, que apenas uma única vez que cometemos estes erros de permissão em excesso, talvez levemos anos para corrigi-los e quem sabe, nunca os possamos corrigir.
Pai e mãe tem que dar atenção e carinho, à medida certa, como diz a famosa Dra. Filó de BH (cuidados paternos): “mãe tem que ser chata!”.

Se possível, nunca querer que a criança viva no mundo do adulto, mas ao contrário, você adulto só conseguirá entender sobre birras, comportamentos difíceis etc, quando se colocar no mundo da criança, sem pressa, sem exageros, sem cobranças, e acima de tudo com muita paciência, porque sem essa última, nada conseguirá.

E então? Será que são nossas crianças que estão deseducadas ou será que somos nós os adultos mal educados em que elas se espelham?

Texto de Autoria de Angela Vilhena

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *