Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

Quando a troca de escola é necessária…

A troca de escola deveria ser uma das últimas opções de sua lista, mas quando as expectativas não foram alcançadas, você já denotou que a equipe gestora não consegue te surpreender, e sua criança não denota mais felicidade naquele ambiente, talvez seja melhor trocar logo.
Cuidado com as indicações de escola, não matricule seu (ua) filho (a),troca de escola apenas porque o filho da sua amiga foi feliz naquele ambiente, lembre-se que o professor faz toda diferença. Contudo, nos dias atuais não se indica escola, mas sim, os profissionais.
Conheça a equipe pedagógica e se possível a professora, antes de efetuar a matrícula, e não se deixe levar pela beleza de uma infra-estrutura ‘perfeita’, sinta se há empatia, ou seja, calor humano e boa vontade nas pessoas que trabalham lá.
Faça um teste pedindo um simples favor: você poderia enviar para o meu e-mail a rotina de sala de aula ou a lista de material escolar? Espere até 2 dias, caso a escola não te retorne, já é um sinal de grande falta de comunicação e organização, sendo considerado um ponto negativo para uma instituição escolar.

 

CONHEÇA 10 PASSOS PARA FAZER UMA BOA ESCOLHA

1° PASSO
– Não tenha pressa. Você precisará de 30 dias no mínimo, para fazer uma escolha com segurança.

2° PASSO
– Verifique se os valores humanos, que a escola busca para trabalhar na educação das crianças estão de acordo com as expectativas da família.

3° PASSO
– Observe os recursos pedagógicos que a escola possui (brinquedos, materiais didáticos, biblioteca)

4° PASSO
– Examine a infraestrutura salas de aula, a disposição e adequação dos móveis, materiais em geral.

5° PASSO
– Conheça a proposta pedagógica e a metodologia adotada pela escola.

6° PASSO
– Verifique se a instituição promove cursos, reuniões e propostas de formação continuada para seus profissionais, bem como o tempo de experiência desses profissionais.

7° PASSO
– Conheça a rotina das crianças e solicite uma visita de observação, para acompanhar a turma em atividade.

8° PASSO
– Certifique se a escola reconhece seu papel de responsabilidade social.

9° PASSO
– Indague sobre a forma de avaliação e com que frequência é executada.

10° PASSO
– Tenha pelo menos duas opções de escola para apresentar ao seu filho e leve ele para conhecê-las, matricule-o na de sua preferência.

Lembre-se: Não existe escola perfeita, uma boa educação requer uma parceria entre família e escola, e o professor tem grande contribuição para que o processo de ensino-aprendizagem dê certo.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *