Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

Psicologia infantil: mudança de comportamento é um problema emocional ou fase?

Psicologia infantilPara saber se seu filho está com problema emocional, ou se essa mudança de comportamento é apenas uma fase natural da idade, você precisa conhecer alguns parâmetros da psicologia infantil e da psicopedagogia para ajudá-lo.

A primeira atitude que os pais devem tomar é a de conversarem com um especialista, psicopedagogo, se o problema for apenas no ambiente escolar, ou psicóloga, se for além do ambiente escolar.

Inicialmente é importante os pais começarem a observar mais seus filhos e trabalharem estratégias na hora de mudar suas rotinas, para perceberem se a criança vai acompanhar, evoluindo o comportamento ou regredindo. Não é interessante os pais começarem a tomar atitudes como bater na criança, deixar que ela perceba total descontrole emocional ou usar a superproteção para compensar os momentos de ausência na vida da criança.

Procurem ampliar sua tolerância enquanto adultos, e mostrem a ela que o limite é algo real e que a mesma precisa respeitar, façam tudo com mais calma, muitas vezes está passando o estresse para seu filho sem que perceba, policie-se mais, tratando-a com mais amor, mais afeto e mais atenção, ou seja, deixe todos seus afazeres para segundo plano e curta mais os momentos em que estão juntos, verdadeiramente.

Uma dica importante que a psicologia infantil nos ensina é:
antes de achar que tem algo de errado com a criança, pense e analise se não tem algo de errado com a maneira pela qual essa criança tem recebido seus estímulos, se é que ela tem sido estimulada a alguma coisa.

Outra dica eficiente é saber como perguntar algo a uma criança, evitando que ela manipule o adulto. Não faça a pergunta, por exemplo:

  • Você está sentindo dor de cabeça? (porque a resposta de imediato será: “sim”)
    Pergunte: – Onde está doendo?

    Você está triste porque a professora brigou com você?

  • Pergunte: – Por que você está triste?

    Você quer vestir qual roupa?

  • Pergunte: – Você quer vestir a roupa branca ou a azul?

    Ou seja, saiba perguntar, para que a criança sinta-se segura, e para que ela perceba também que você adulto e a autoridade, limite-a em alguns pontos necessários, o “sim” é importante, mas o não também faz parte de uma excelente educação.

As crianças, em sua grande maioria, não nascem portadoras de problemas, aprendem ou sofrem com os adultos tais comportamentos desregulados e passam a imitá-los.

Texto de Autoria de Angela Vilhena

14 comentários

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *