Psicologia infantil: mudança de comportamento é um problema emocional ou fase?
|Para saber se seu filho está com problema emocional, ou se essa mudança de comportamento é apenas uma fase natural da idade, você precisa conhecer alguns parâmetros da psicologia infantil e da psicopedagogia para ajudá-lo.
A primeira atitude que os pais devem tomar é a de conversarem com um especialista, psicopedagogo, se o problema for apenas no ambiente escolar, ou psicóloga, se for além do ambiente escolar.
Inicialmente é importante os pais começarem a observar mais seus filhos e trabalharem estratégias na hora de mudar suas rotinas, para perceberem se a criança vai acompanhar, evoluindo o comportamento ou regredindo. Não é interessante os pais começarem a tomar atitudes como bater na criança, deixar que ela perceba total descontrole emocional ou usar a superproteção para compensar os momentos de ausência na vida da criança.
Procurem ampliar sua tolerância enquanto adultos, e mostrem a ela que o limite é algo real e que a mesma precisa respeitar, façam tudo com mais calma, muitas vezes está passando o estresse para seu filho sem que perceba, policie-se mais, tratando-a com mais amor, mais afeto e mais atenção, ou seja, deixe todos seus afazeres para segundo plano e curta mais os momentos em que estão juntos, verdadeiramente.
Uma dica importante que a psicologia infantil nos ensina é:
antes de achar que tem algo de errado com a criança, pense e analise se não tem algo de errado com a maneira pela qual essa criança tem recebido seus estímulos, se é que ela tem sido estimulada a alguma coisa.Outra dica eficiente é saber como perguntar algo a uma criança, evitando que ela manipule o adulto. Não faça a pergunta, por exemplo:
- Você está sentindo dor de cabeça? (porque a resposta de imediato será: “sim”)
Pergunte: – Onde está doendo?Você está triste porque a professora brigou com você?- Pergunte: – Por que você está triste?Você quer vestir qual roupa?
- Pergunte: – Você quer vestir a roupa branca ou a azul?Ou seja, saiba perguntar, para que a criança sinta-se segura, e para que ela perceba também que você adulto e a autoridade, limite-a em alguns pontos necessários, o “sim” é importante, mas o não também faz parte de uma excelente educação.
As crianças, em sua grande maioria, não nascem portadoras de problemas, aprendem ou sofrem com os adultos tais comportamentos desregulados e passam a imitá-los.
Se você quiser ver exemplo e dicas praticas de como lidar com mal comportamento infantil e com criança fora do limite clique aqui e receba videoaulas do curso Chega de Birras, um mini curso online e grátis.
Texto de Autoria de Angela Vilhena
Parabéns pelo blog, Angela!
Sentimos sua falta na Arara Azul e é muito bom poder te encontrar por aqui…
Obrigada Cristiane! Fico feliz por você ter comentado, saiba que estou fazendo tudo com muito carinho, estarei sempre aqui com muita novidade. Um abraço!
minha filha tem 10anos e de julho pra ca começou a fazer escandalos descontrolados e omericos com direito a gritos de coisas q nao estao acontecendo e total descontrole a ponto de tentar quebrar 2vassouras e me ameaçar com faca.
ela faz tratamento com fono psicologa e no HC com psiquiatra faz 4 anos ja e a coisa so tem piorado. toma ritalina e risperidona.
temo pelo pior pois nao consigo acalma la. vc poderia me ajudar? pois ja nao tenho mais expectativa qto a isso estou vendo a hora q vou ter q interna la.
Oi Magda, diante das suas declarações, não vejo no momento outra forma a não ser um tratamento de internação, é mais doloroso para nós mães, mas a recuperação é mais rápida. Não protele o que você já sabe que é melhor pra ela, sugiro isso porque uma vez que já buscou demais ajudas e só tem piorado, é porque verdadeiramente ela está pedindo socorro.
Espero ter ajudado!
Depois me dê notícias…
Abraço e sucesso!
Oi, me chamo Adriele tenho uma filha de 7 anos, uma menina muito esperta aprende tudo rápido, mas ela tem umas atitudes que eu n consigo entender o porquê, varia de pegar as coisas que não são dela até mentir pra mim é pro pai. Hj ela botou fogo na roupa de uma colega, n sei se foi sem querer mas toda hora ela diz uma coisa diferente,primeiro ela disse q foi sem querer, e depois disse q foi por querer, estamos sofrendo muito com isso.se você puder me ajudar, desde já agradeço!!
Oi Adriele! Tudo bem! Peço desculpas pela demora em respondê-la, estive morando fora do Brasil por um ano a estudos
agora que retornei. Espero que já tenha resolvido sua preocupação. Mas se for só para chamar atenção, doe mais um tempo
seu a ela, mas se você já faz isso, uma avaliação psicológica seria interessante pelo fato da última ação sobre o fogo.
Pareceu algo bem fora da normalidade para uma criança de 7 anos.
Sucesso!
Olá, me chamo Amelicia, tenho uma filha de 2 anos e 9 meses, trabalho em um Cmei e quis colocar minha filha pensando em seu desenvolvimento. Ela sempre foi muito desenvolta e criada comigo o pai e a avó e sempre foi mto independente, mas após ter colocado ela, então se tornou mto grudada comigo não quer a avó e nem o pai e mto chorosa, algo que ela não era pode me falar o que pode está acontecendo, porque ela fica no meu horário, mas não junto comigo, mas me ver de relance?
Desde já agradeço.
Oi Amelicia! Desculpe a demora para respondê-la, morei fora do Brasil durante um ano, então nem sei se a resposta
ainda a interessa, mas com certeza foi charminho para querer sua atenção, filho no ambiente de trabalho dos pais é
muito complicado, nem sempre eles conseguem separar os sentimentos, principalmente por ser ainda tão pequena.
Espero que tenha se resolvido da melhor maneira.
Sucesso sempre!
Oi Angela, tdo bem? Tô passando por uma situação desconfortável com minha filha de 5 anos. Ela se dá bem com todos, socializa de etc.
O caso é, se ela estiver no msm ambiente que eu fica agitada. Busca chamar atenção de todas as formas. Corre, pula, põe os pés nas mesas….enfim, tô sem paciência e sem rumo de como lidar com essa situação que tem me tirado do sério.
Oi Rafaela! Tudo bem e você?
Ela é filha única ou tem um irmãozinho mais novo que ela?
Se tiver um irmão pode ser simplesmente ciúmes, então é importante que cuide da sua rotina de mãe e
tenha mais paciência, dê mais atenção se é isso que denota faltar. Se a atenção está em excesso,ela pode
também estar usando disso para te incomodar. Essa idade é fogo! Mas a paciência é a melhor saída.
Sucesso! Obrigada por comentar o blog!
Estou com problemas meu filho tem oito anos e tem bastante problemas na escola na área comporta, e recebo bastante bilhetes que não consigo entender por que em casa ele não faz tais coisas.
Olá Patrícia! Desculpe a demora para respondê-la, estive fora do Brasil por alguns meses… Se ainda ajudar, segue a dica:
Se estiver sendo muito rígida o tempo todo com ele, na escola ele vai tentar extravasar. Ou pode estar só querendo chamar sua atenção, carência afetiva.
É normal se comportar de maneira diferente, pois casa é bem diferente de escola. Pense nisso!
Oi…Isadora é minha filha única ,à qual eu tenho um pulso firme ñ passo a mão por cima,ela sempre foi aluna número 1,muito inteligente ,agora depois de um ano que me separei do pai dela ela tem se mostrado uma criança resistente,sem modos,inadimplente e responde ! será alguma reação da separação ainda ou eu estou falhando na educação dela?
Oi Michele! Desculpe a demora para responde-la, estive fora do Brasil por alguns meses e agora retornei.
Se ainda for válido, segue a dica:
Você não colocou a idade dela, fica dificil de avaliar, mas se quando vc se separou ela estava na faixa de 2 a 3 anos
pode ser que seja devido a separação sim. Caso ela ainda esteja passando por isso, te indico que procure um psicoterapeuta infantil.
Sucesso!
Meu tem 10 mais tem um comportamento diferente Fica fora do ar faz movimento com as mãos e munda de hino rapido
Oi Solange! Vou te passar meu contato para me dar mais detalhes, caso queira ainda esta informação.
Meu contato é 61 98562-6454.
Olá boa tarde!
Minha filha tem 2 anos e 4 meses e frequenta a escola, notei mudança de comportamento dela em relação a escola chora para ir na escola e só de por o uniforme nela já começa e chorar, o que ela não fazia antes. Falei com a fonoaudióloga dela mas também não conseguiu nenhuma informação sobre o que está acontecendo. Recebi recado da escola informando que ela há algumas semanas vem se tornando agressiva e mordendo os coleguinhas. O que pode ser?
Olá Maria Lúcia! Tudo bem?
Sua filha já fala palavrinhas e consegue se expressar? Se ela tiver alguma dificuldade na fala, ela pode estar usando da mordida para se comunicar, é comum isso acontecer.
Sobre o uniforme, não vista em casa enquanto ela apresentar resistência, envie na mochila e peça a professora que vista nela caso a mesma permita. Por ver os colegas vestidos pode facilitar. E ela pode também estar recusando o uniforme como uma medida de pedido para ficar em casa.
A rotina dela tem que ser bem certinha, ir todos os dias e nos mesmos horários para a escola, senão isso também pode estar dificultando a adaptação.
Sucesso! Desculpe a demora da resposta!
Olá Angela! Estou 3mocionalmente chocada com um video q recebi no meu whatzapp. gostaria de saber como te enviar para q vc possa me orientar como me comportar, pois a minha vontade é de abrir um processo judicial contra as pessoas q participaram de tamanha atrocidade com uma criança de apenas 4 anos de idade.
Faço questaõ da sua resposta.
Agradeço antecipadamente
Olá Maria! Tudo bem!
Desculpe a demora do retorno.
Claro! Segue meu contato: 61 98562-6454
Como devemos proceder diante de um bulling com uma criança de 4 anos?
Olá Maria José! Segue meu contato para conversarmos melhor. Você pode me dar mais detalhes de que tipo de agressão essa criança de 4 anos está sofrendo?
Meu contato é 61 98562-6454. À disposição!
Olá bom dia, minha sobrinha tem 5 anos, e de uns dias para cá tem mudado bastante o comportamento. Diz sentir dores na barriga e na garganta, mas não as sente de verdade, pergunta se vai morrer. Não se alimenta direito, não faz mais as atividades que gostava de fazer, não brinca mais com os amiguinhos. Tem um semblante desconfiado e não de doente, eu realmente não sei o que esta acontecendo com ela.
Olá Daniele! Tudo bem?
Então, mudança de comportamento é coisa séria e que se deve observar a rotina da criança.
É interessante verificar com quais adultos ela se relaciona, por exemplo, na escola, trocou a professora ou alguma colega que ela gostava muito saiu da escola? Coisas assim…
E em casa, também, se mudou algum horário do papai e da mamãe etc.
Segue meu Whats se eu puder ajudar em mais alguma coisa, estou à disposição!
Meu contato é 61 9 8562-6454
Olá, tudo bem?!
Estou angustiada com a mudança de comportamento da minha filha. ela tem 3 anos e meio, e apresentou alguns episódios de gagueira que sumiram em poucos dias, mas dessa última vez achei que está mais acentuado. Além disso não está querendo ir pra escola, só quer ficar comigo e anda falando que não quer dormir para não sonhar. O que pode ser?
Obrigada!
Olá Glenda!
Ela estuda em escola de período integral?
Se não mudou nada na rotina familiar e estuda o dia todo, pode estar sendo forçada a dormir.
Olá, tudo bem? Meu filho tem 2 anos e 10 meses, estou com dificuldades com ele no Cmei, ele apresenta um comportamento lá diferente como fazer xixi na roupa coisa que em casa ele não faz, outro ponto é na hora do sono chora dormindo, briga e acorda apavorado. Já chamei a escola pra conversar mais pouco ajudou. Gostaria de saber como me orienta a proceder?
Olá Triana! Ele se comporta assim somente na escola? Verifique melhor com a escola, porque se a mesma não lhe traz alegria, pode ser alguma coisa de errado com a escola.
Olá me chamo Edilamar tenho um filho de quatro anos e ultimamente seu comportamento tem mudado,ele fica querendo vertir-se de menina fica fazendo gestos feminino e as vezez diz que é menina.moramos somente eu o pai e ele e não fico fazendo coisas que venha a interferir na sua sexualidade por favor nos dê alguma resposta.
Olá Edilamar!
Como é filho único e se ele fica mais tempo com a mãe, é natural ele tentar te imitar, mesmo que você não esteja motivando ele a fazer certas coisas citadas, mas só o fato dele conviver pode estar querendo chamar sua atenção. A melhor maneira para lidar é mudar o foco, não brigar para não reforçar a ação dele. E tenha paciência que ele irá esquecer.