Clique abaixo e solicite gratuitamente seu exemplar virtual.
Quero Receber

Papel dos pais na educação dos filhos

Em mais de 20 anos de profissão, onde 10 anos de consultório, 15 anos como educadora, e 14 anos como mãe, chegamos a algumas conclusões sobre o papel dos pais na educação dos filhos.

A grande verdade é que, infelizmente, a maioria dos adultos se tornam pais sem estarem preparados, e depois que são pais não tem tempo para se preparar.

Costumo dizer que criança não tem problemas, mas sim os adultos, que tentam transferir suas insatisfações para elas.

Hoje, a maior dificuldade do ser humano é encontrar-se, ou seja, ser feliz no trabalho, na vida amorosa, religiosa etc. A partir desta dificuldade surgem outras como: impaciência, falta de tempo, falta de organização, falta de amigos, falta de dinheiro…

Muitos pais esquecem que são próprios espelhos a refletir seus comportamentos para seus filhos, e se estão refletindo o fracasso, não podem cobrar de seus filhos o sucesso.

A cada ano a promessa: “no próximo ano, vou fazer isto ou vou fazer aquilo, mas nunca começa.” Esquece do principal, não percebe que para começar qualquer coisa, não é necessário que um ano termine e outro ano comece. Basta querer começar. Planejar é o caminho, mas foco é o ponto de partida!

A opção é nossa em dar um presente X ou Y para os nossos filhos, não devemos perguntar o que querem ganhar… devemos perceber o que é melhor para eles, de acordo com cada idade e quem deve escolher somos nós.

Perguntar para o um vizinho ou amigo o que devemos fazer para educar nossos filhos, nem sempre é a melhor opção, pois a comparação de uma criança com outra, mesmo sendo da mesma idade, é sempre um erro. Pois cada “cabeça” é um universo tão específico e tão particular que não dá para comparar ninguém com ninguém.

Façamos um propósito, o de pelo menos tentar ser um adulto mais inteligente, mais criativo, mais animado, para que possamos cobrar isso de nossas crianças. Pois ninguém dá o que não tem, e ninguém oferece o que nunca recebeu.

Que em 2019 sejamos melhor, sempre podemos dar mais do que receber. Sempre é possível melhorar e crescer cada vez, a cada ano, a cada mês, a cada dia, a cada hora, a cada minuto…

Feliz 2019!
Texto de Autoria de Angela Vilhena

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *