Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

O trabalho com crianças requer paciência…

A paciência é uma dádiva que nem todos trazem consigo, mas é possível adquirir, uma vez que tenham conhecimento de alguns detalhes, que esclarece e mostra como encontra-la.

Porém, a impaciência é um incômodo que atinge e prejudica pessoas de toda raça, crença, sexo e classe social. Ela se dá nos momentos de grande aflição e toda vez que se busca algo de forma impensada e imediatista.

Acontece que, quase nada na vida é tão rápido, de maneira que possamos sentir uma satisfação interior completa, como quando realizamos ou conseguimos algo muito desejado.

Precisamos então ampliar a nossa paciência, e não existe algo melhor nesta hora do que brincar. Transformar momentos tensos em sutis brincadeiras, frequentemente pessoas sarcásticas, são menos impacientes do que as pessoas não sarcásticas; partindo do princípio que a brincadeira é uma necessidade básica e um direito de todos.

Mas, e para lidar com crianças? A paciência faz toda a diferença?

Eu diria que sim! A criança é a melhor universidade para quem quer praticar e adquirir mais paciência. Sem paciência seria impossível trabalha-las.

A paciência faz de nós pessoas mais otimistas, criativas e tranquilas, além de companhias agradáveis que nos tornamos, pelo simples motivo de não reclamar. Não adianta agirmos com impaciência, pois na maioria das vezes que assim fazemos, arrependemos depois, logo depois!

Algumas dicas para se prevenir da impaciência:

– não faça planos incluindo uma atividade que não aprecia realizar, pois não conseguirá alcança-los;

– ao buscar algo novo, independentemente do que seja, não crie expectativas de que irá dar certo, conte também com a possibilidade de algo dar errado, assim, se frustrará menos; na maioria das vezes a primeira busca não dá muito certo, mas a segunda há de dar.

– tente realizar uma coisa de cada vez, organize-se, programe-se, e faça primeiro a compra X para depois fazer a viagem Y, não faça duas coisas totalmente diferentes e nem tente estar em dois locais diferentes ao mesmo tempo. Trace metas possíveis para sua realização.

– um ótimo exercício para treinar sua paciência é entrar numa grande fila para pagar uma conta, e ao invés de reclamar da demora, aproveite essa demora da fila para observar as pessoas em sua volta e reflita: estamos todos no mesmo barco, só com uma diferença “sei esperar a minha vez sem reclamar!”

E lembre-se: a impaciência é parente próxima da ansiedade, ou seja, quer ser menos ansioso? Seja uma pessoa mais paciente. A espera sempre nos traz bons resultados!

Texto original de: Angela Vilhena

2 comentários

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *