Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

o que fazer se o bebê morde o peito quando é amamentado?

bebe_morde_peitoQuando o bebê começa a morder o peito da mamãe, frequentemente é porque já não está mais mamando, costumamos dizer que ele está ״chupetando״. É importante a mãe ficar atenta para o tempo de duração da mamada, podendo assim evitar a mordida no final. Agora, se a mordida acontece no início ou no meio da mamada, uma boa gestão é colocar o dedo rapidamente na boca d bebê e dizer não firmemente; e não ofereça o peito mais naquele momento, e diga para ele que não pode morder, antes da próxima mamada.

AGORA VAMOS ENTENDER ALGUNS MOTIVOS QUE LEVAM O BEBÊ A MORDER O PEITO:

Aquisição de habilidades – O bebê está adquirindo coordenação motora e começa a explorar o mundo, colocar tudo na boca, morder tudo o que estiver na frente. Neste caso, apenas “aconteceu” que, por acaso, o seu peito estava justamente na boca dele. Ele está descobrindo o que é morder e para que serve morder.
Prazer Oral – Para o bebê é muito prazeroso colocar objetos na boca, lamber e morder.
Bebê Dorminhoco – Quando o bebê cochila no peito pode acabar mordendo sem querer.
Bebê Distraído – Ele está mamando e alguma coisa chama sua atenção, então ele vira a cabeça com o peito dentro e… ai!
Gengiva Coçando – Na época do nascimento dos dentes pode haver certo desconforto, que o bebê tentará aliviar mordendo alguma coisa. Nós vamos ensinar como fazer para que o alvo não seja o seu peito.
Fluxo De Leite Exagerado – Algumas mães têm leite em excesso ou um fluxo excessivo de leite. Nesses casos o bebê pode morder o bico do peito na tentativa de fazer com que o leite pare de jorrar em sua boca. É raro, mas pode acontecer.
Chamar atenção – Bebês um pouco mais velhos podem aprender que morder o peito traz para eles atenção imediata. Ele pode estar querendo atenção e carinho.

Outras Dicas do que fazer na hora da mordida:

• Diga “não” com firmeza, olhando nos olhos do bebê, e interrompa a mamada. Ele precisa associar a mordida à perda do seio – a maioria dos bebês não gosta nada dessa separação;
• Evite gritar, pois pode soar uma brincadeira;
• Aproxime-o ainda mais do seus seio, para que o nariz dele fique pressionado contra a mama. Ele vai ter de abrir a boca para respirar;
• Se ele continuar, tire-o do seu colo por algum tempo, logo que ele morder;
• Se você acha que ele está tentando chamar a atenção, tente dedicar toda a sua atenção a ele durante a mamada, oferecendo o peito preferencialmente em local calmo e silencioso;
• Aprenda a reconhecer quando ele está satisfeito;
• Só dê o peito quando ele estiver mesmo com fome;
• Tire-o do peito se ele estiver quase dormindo.

Fontes:
http://brasil.babycenter.com
http://comoamamentar.com
(com adaptações de Angela Vilhena)

2 comentários

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *