o que fazer se o bebê morde o peito quando é amamentado?
|Quando o bebê começa a morder o peito da mamãe, frequentemente é porque já não está mais mamando, costumamos dizer que ele está ״chupetando״. É importante a mãe ficar atenta para o tempo de duração da mamada, podendo assim evitar a mordida no final. Agora, se a mordida acontece no início ou no meio da mamada, uma boa gestão é colocar o dedo rapidamente na boca d bebê e dizer não firmemente; e não ofereça o peito mais naquele momento, e diga para ele que não pode morder, antes da próxima mamada.
AGORA VAMOS ENTENDER ALGUNS MOTIVOS QUE LEVAM O BEBÊ A MORDER O PEITO:
Aquisição de habilidades – O bebê está adquirindo coordenação motora e começa a explorar o mundo, colocar tudo na boca, morder tudo o que estiver na frente. Neste caso, apenas “aconteceu” que, por acaso, o seu peito estava justamente na boca dele. Ele está descobrindo o que é morder e para que serve morder.
Prazer Oral – Para o bebê é muito prazeroso colocar objetos na boca, lamber e morder.
Bebê Dorminhoco – Quando o bebê cochila no peito pode acabar mordendo sem querer.
Bebê Distraído – Ele está mamando e alguma coisa chama sua atenção, então ele vira a cabeça com o peito dentro e… ai!
Gengiva Coçando – Na época do nascimento dos dentes pode haver certo desconforto, que o bebê tentará aliviar mordendo alguma coisa. Nós vamos ensinar como fazer para que o alvo não seja o seu peito.
Fluxo De Leite Exagerado – Algumas mães têm leite em excesso ou um fluxo excessivo de leite. Nesses casos o bebê pode morder o bico do peito na tentativa de fazer com que o leite pare de jorrar em sua boca. É raro, mas pode acontecer.
Chamar atenção – Bebês com mais de 1 ano de idade podem aprender que morder o peito, pois traz para eles atenção imediata. Ele pode estar querendo atenção e carinho.
Outras Dicas do que fazer na hora da mordida:
• Diga “não” com firmeza, olhando nos olhos do bebê, e interrompa a mamada. Ele precisa associar a mordida à perda do seio – a maioria dos bebês não gosta nada dessa separação;
• Evite gritar, pois pode soar uma brincadeira;
• Aproxime-o ainda mais do seu seio, para que o nariz dele fique pressionado contra a mama. Ele vai ter de abrir a boca para respirar;
• Se ele continuar, tire-o do seu colo por algum tempo, logo que ele morder;
• Se você acha que ele está tentando chamar a atenção, tente dedicar toda a sua atenção a ele durante a mamada, oferecendo o peito preferencialmente em local calmo e silencioso;
• Aprenda a reconhecer quando ele está satisfeito;
• Só dê o peito quando ele estiver mesmo com fome;
• Tire-o do peito se ele estiver quase dormindo.
Outras dicas para se proteger contra a mordida é você colocar o dedo indicador na boca da criança enquanto ela mama, você pode me perguntar: mas isso não vai atrapalhar a mamada? Não, a criança vai entender que tem algo de errado, que é a mordida dela em você, e quando for adquirindo confiança, você vai retirando o dedo aos poucos.
Converse com a criança no momento da amamentação, este tipo de atenção é válida!
Avalie todos esses pontos e no caso esteja brincando de mordê-la, pare! Porque isso vai trazer problemas quando ela for para uma creche, pois irá morder as outras crianças lá também.
E o mais importante: não desista de amamentar o seu filho!
Boa Sorte!
Fontes:
http://brasil.babycenter.com
http://comoamamentar.com
(com adaptações de Angela Vilhena)
Minha filha tem 11 meses e não para de me morder. Está doendo muito, meus seios já estão machucados, já sagraram tem um que está muito ferido e cada mamada é uma mordida.
Não queria tirar o peito…. já falei sério com ela que dói, que machuca a mamãe e nada….
Estou me sentindo a pior mãe do mundo por não conseguir dar o peito para minha filha.. .
Ela gosta tanto de mamãe que fica assim: mama mamãe mama….eu não resisto e dou mas choro pois anos estão muito machucados e doloridos.
Oi Leisiane! Desculpe a demora para te responder, estive morando fora do Brasil durante 1 ano.
Evite dar o peito se ela não está com fome, pois pode estar apenas chupetando, ou seja, usando o seu peito como chupeta,
e se estiver nascendo dentinhos pode estar mordendo para coçar as gengivas. Já que tirar o peito não dá, tente colocar seu dedo indicador junto com o peito na boca dela, se for morder seu dedo te protegerá, se ela não gostar vai parar de morder só pra ter o peito de volta. No meu caso deu certo!
Sucesso
Olá boa noite! Minha filha tem 9 meses e esta semana começou a me morder em todas as mamadas. Estou muito triste porque só consigo amamentá-la quando está dormindo. Meu peito também está ficando ferido, e eu choro muito. Já falei com ela que não pode pois machuca a mamãe, ela chora mas continua a morder. Me ajude por favor pois não sei mais o que fazer. Estou pensando em desistir da amamentação.
Olá Kely!
Tudo bem?
Em caso de mordidas no peito, é preciso avaliar alguns pontos.
1- Às vezes a criança morde o peito devido estar com dentes nascendo, então morde como morde um mordedor.
2- Outras vezes é devido um adulto estar brincando de morder ela. Então se isso está acontecendo ela vai reproduzir essa ação.
3 -Ou ainda porque está usando o peito não mais para se alimentar e sim para “chupetar”, e acaba mordendo pois o leite já não é mais o principal motivo dela estar mamando.
Avalie esses pontos e no caso do item 2, deve parar de brincar de mordida, até porque isso vai trazer problemas quando ela for para uma creche, pois irá morder outras crianças lá também.
Uma dica para se proteger contra a mordida é você colocar o dedo indicador na boca da criança enquanto ela mama, você pode me perguntar: mas isso não vai atrapalhar a mamada? Não, a criança vai entender que tem algo de errado, que é a mordida dela em você, e quando for adquirindo confiança, você vai retirando o dedo aos poucos. E continue a conversa que também é válida!
Boa Sorte!