O cantinho do pensamento, funciona?
|Muitas pessoas não acreditam no resultado do cantinho do pensamento. Talvez por nunca terem tentado, ou se tentaram, fizeram de maneira incorreta.
Os resultados são explícitos e verdadeiramente eficazes.
O cantinho do pensamento é uma estratégia que dá certo, pois limita a criança, educa e ensina, sem nenhuma agressão.
O castigo, como era tratado nos tempos das nossas avós, hoje ganha um novo título (cantinho do pensamento); os tempos mudaram, nossa educação evoluiu, e nós pais precisamos acompanhar, e entender; para não perder o controle diante da educação de nossos filhos e para não deixarmos de educá-los.
O limite dado na hora certa é a melhor correção que qualquer criança pode ter.
Nós pais não temos que achar TUDO bonitinho, temos sim que separar o certo do errado e ensinar para nossos pequenos que existem essas diferenças, a criança que recebe esse tipo de orientação desde pequena não sofrerá no futuro conseqüências ou punições mais severas, e por outras pessoas que não somos nós, seus pais.
Pense nisso! E eduque seu filho com carinho, mas não deixe de aplicar uma medida certa: o cantinho do pensamento.
Tem escolas que aplicam o castigo, mas não é correto, somente os pais ou responsáveis pela criança é quem deve aplicar, pelo fato do amor que envolve as partes ser diferente do amor da professora, a criança deve entender que a educação deve vir primeiro de casa, o papel da escola é dar continuidade a esta educação.
COMO IMPLANTAR O CANTINHO DO PENSAMENTO
Os elogios e as recompensas podem reforçar um bom comportamento. Para o mau comportamento, um tempo de castigo (exclusão) pode ser muito útil.
Esse procedimento requer um relógio de cozinha e uma cadeira. A cadeira é colocada em um local sem diversões (por exemplo, brinquedos ou televisão) e a criança deverá permanecer sentada na proporção de 1 minuto por ano de idade (por exemplo, com 5 anos permanece por 5 minutos sentada).
Antes, deve ser explicado a ela quais são os comportamentos considerados inadequados e qual será o castigo caso eles aconteçam.
Na primeira vez que ela se comportar inadequadamente, será advertida. Na segunda vez, será levada para a cadeira e será explicado a ela porque está de castigo, qual foi o comportamento inadequado.
A criança não deve ser colocada no próprio quarto, em um local escuro ou amedrontador. O castigo (exclusão) é um processo de aprendizado para a criança, o ideal é que ela seja utilizada para tipos determinados de comportamento inadequado.
Tente durante uma semana, 15 dias, um mês, ou seja, insista um pouco mais, não desista na primeira semana.
Muitas vezes, torna-se necessário que os pais também sejam acompanhados, pois eles passam por muitos sentimentos ambivalentes, como ansiedade, frustração, impotência, insegurança; algumas sessões com um profissional de coach para pais, prestará grande auxílio.
Se você quiser ver exemplo e dicas praticas de como lidar com mal comportamento infantil e com criança fora do limite clique aqui e receba videoaulas do curso Chega de Birras, um mini curso online e grátis.
Desobediência tem sido um dos motivos para levar meu filho para o cantinho do pensamento, mas tem sido uma prática recorrente. Chego a pensar que o cantinho não tem sido suficiente. O que posso fazer?
Olá Tatianne! Você só deverá desistir do cantinho quando ele não surtir mais efeito algum, a questão da repetitividade não quer dizer que não irá surtir efeito. Em alguns casos é necessário uma persistência maior mesmo. Tente rever a rotina da criança em casa, e ajuste se necessário, evitando que ela fique ociosa, crie desafios para que ela cumpra, e a recompense sempre com elogios e intensifique a atenção, o amor e o carinho com ela.
Informações valiosas, principalmente para mãe de primeira viagem. Parabéns pela página! Sem dúvida de grande ajuda.
Olá Eliane! Neste mês de dezembro/2015 estarei lançando o meu 2º E-Book com este tema: Pais de primeira viagem, acompanhe minhas postagens que você receberá um exemplar gratuito!
Obrigada por comentar!
Abraço, Angela
Muito bom esse texto sobre o “cantinho do pensamento”. Pois concordo que deve ser feito dessa maneira. Penso que assim a criança vai assimilando o porquê de ficar sozinho por alguns minutos.
Então Tania, só não indico o cantinho para ser feito na escola, pois o sentimento de quem aplica é diferente do sentimento de pai e mãe, podendo surtir efeito contrário.
abraço
Novidade que meu filho encontrou …rsrs. Não sei se é mera coincidência, mas nas duas últimas vezes ele fez xixi e acabou saindo do cantinho antes do tempo. Ele está na fase do desfralde e não sei se está usando isso para escapar do cantinho …rsrs
Gostaria de sua opinião para a seguinte questão, a escola onde minha filha de 2 anos e meio estuda utiliza o cantinho do pensamento como ferramenta pedagógica, semana passada eles colocaram no cantinho enquanto o resto das crianças brincavam na frente dela, isso me pareceu tortura, ela chegou em casa reclamou e chorou, o que fazer, eles estão corretos, obrigado.
Olá Cleber! Não, eles não estão corretos! Infelizmente, a escola de hoje que utiliza o cantinho do pensamento deixa bem claro que não tem domínio sobre as questões pedagógicas, somente os pais podem e devem aplicar o cantinho do pensamento.
Abraço, sucesso!
Qual seria sua sugestão para as professoras da educação infantil?
Sobre tudo quando a criança persiste em descumprir com as atividades planejadas, jogos e ainda trata com agressividade os colegas.
Olá Saori!
Desculpe não ter respondido, morei fora do Brasil durante 1 ano e só agora retomei com o blog.
Talvez esteja faltando algumas questões básicas, como: planejamento, pulso firme, e rotina. Para agressividade das crianças a escola precisa ter
uma boa orientadora educacional para intervir junto aos pais dessas crianças agressivas.
Sucesso!
Faltou citar referenciais teóricos que apontem para a eficácia deste método. O cantinho do pensamento é uma prática associada ao castigo, como você mesma fica claro em sei texto, e castigos não educam, são contraproducentes. É uma prática que não leva em consideração as etapas do neuro desenvolvimento infantil. Uma criança de dois ou três anos não tem capacidade de abstração e, portanto, não é capaz de elaborar nenhum pensamento complexo tão complexo quanto a responsabilidade pelos próprios atos sozinha. Deve-se insistir na conversa…
Olá Márcio! Desculpe a demora em respondê-lo, mas passei uma temporada em Miami e só agora retornei ao Brasil. Fui a estudos e pesquisas para o mestrado.
Obrigada por comentar sobre o meu texto!
Bem, vamos lá! Sobre o referencial teórico eu poderia ter citado sim, e um deles é
http://butterflysoul.com.br/a-tecnica-de-castigo-da-super-nanny-passo-a-passo/
Com nenhum comentário que o desaprovasse. Mas além do texto que leu no meu blog não conter linguagem técnica e por ser de minha autoria, não achei que fosse necessário citar um referencial. Mas ok! obrigada pela observação.
A questão se trata de uma técnica utilizada por pais que não querem bater em seus filhos, mas que precisam de uma dica para lidar co o limite, ou sej, implantar para a criança a rotina, o horário certo de se ter as coisas.
Outra situação é aquela em que só entende e sabe que pode dar certo os pais que aplicam a mesma de forma correta. Ou mais, só acreditam nesta técnica quem é pai ou mãe e já passou por situações de imposição de limite à criança e nenhuma das demais funcionaram, como: bater na criança, subornar a criança, ou mesmo ignorar a criança etc.
Grata pela contribuição!
Ola Angela estou com uma dificuldade em adaptar meu filho na cheche ele faz 4 anos fia 31 de março e ja é o terceiro ano na cheche mais ele chora muito grita ate bate na pro p nao fica hj foi o primeiro dia trouxe de volta p casa e coloquei no cantinho do pemsamento gostaria de uma opniao sua desde ja agradeço!
Qual a idade correta para inicar esse método? Meu bebe tem 1 ano e 4 meses
Oi Mariana! Tudo bem?
Indicamos este método para crianças a partir de 2 ou 3 anos, depende muito de como a criança irá receber as ordens… Ele é muito pequeno ainda. Agora o melhor a fazer é ampliar a sua paciência.
Sucesso!
Olá!
Meu filho tem 1 ano e 2 meses e ganhou um irmão ha 1 mês. Ele sempre foi uma crisnça teimosa, mas agora está pior e não obedece nenhum “não”.
A partir de que idade é recomendado o cantinho do pensanento? Tentri três vezes, mas ele não fica no local. Como devo proceder nesse caso?
As vezes acho eue ele é muito novo parabo método.
Obrigada
Bj Roberta
Oi Roberta! Com certeza ele é muito novo para o método sim.
Indicamos a partir de 2 a 3 anos e mesmo assim, tem criança que atende, outras não.
Olha como ele ganhou um irmão e ainda é um bebê também, pois ainda deve usar fraldas, o que sugiro que dê mais tempo a ele, atenção, pois certamente está com ciúmes do bebê. Evite brigar ou chamar sua atenção muitas vezes seguidas… Dê colo a ele também.
Abraço! Sucesso!
Olá! Meu enteado tem 5 anos e fica conosco de 15 em 15 dias. Ele gosta de vir . Mas é mimado, tudo tem que ser na hora dele. Percebo que não tem rotina em casa e aqui fica contrariado. A mãe dele ainda dá mamadeira e trata-o como um bebê. Conclusão… a fala está muito atrasada. Ainda faz cocô na calça, mas o xixi faz certinho no banheiro. Tento ajudar, mas é difícil com pouco tempo… Como devo agir?
Olá Renata! Sugiro uma psicoterapia infantil. Pode estar passando por uma confusão de emoções e querendo chamar a atenção.