Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

Ajude seu filho na formação da autoimagem…

A importância da participação familiar no processo de amadurecimento cognitivo e emocional dos filhos é resultado de inúmeras pesquisas em desenvolvimento infanto-juvenil.

A atuação dos pais de forma eficaz nesta etapa é primordial na formação psicossocial dos filhos. Diante de muitos desafios propostos na rotina da educação das crianças, a primeira dúvida que vem à mente dos pais é “Por onde começar?”.

Se perdem diante da lista de obrigações e desconhecem que grandes resultados se iniciam através de pequenas mudanças diárias. Atitudes simples que são capazes de gerar ganhos permanentes.

Ainda na primeira infância, período de atuação infantil nomeado por Piaget de sensório-motor, através da interação com o ambiente a criança começa a ter ideia de quem ele é e do que a torna única. No entanto é na fase operatória concreta, por volta dos 7 anos, que seu filho poderá pensar levando em conta os diversos aspectos de uma situação.

Podemos dizer que ele irá adquirir um pensamento mais lógico pautado nas situações reais. Esta é uma etapa infantil bastante significativa para o treino cognitivo/emocional diretivo, sua criança possui uma melhor compreensão (conceitos de causalidade, categorização, raciocínio indutivo e dedutivo e conservação) devido ao ganho maturacional neurológico aliado às experiências de adaptação ao ambiente.

É por volta dos 7 ou 8 anos que seu filho terá conceitos de forma mais clara do que é bom, do que mais gosta ou não, de como prefere brincar, do que seus pais ou outros adultos acham dele e se ele costuma despertar na família e pessoas do convívio satisfação ou raiva e frustração.

A família poderá ajudar a criança a tornar sua identidade mais clara e profunda. Viabilizando o autoconhecimento! Veja alguns exemplos:

Ao invés de dizer:
– Eu acho você adorável!

Você pode ser mais específico e dizer:
– Você é realmente adorável porque é divertido estar em sua companhia.

FONTE: https://osegredo.com.br/2017/03/ajude-seu-filho-na-formacao-da-autoimagem/

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *