Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

7 dicas para a volta às aulas

Com a chegada do segundo semestre, a volta às aulas coloca pais e filhos novamente na rotina escolar. É tempo de analisar os resultados dos pequenos, relembrar matérias e trabalhar junto com eles para que o ano letivo termine com os melhores resultados possíveis!

O retorno às aulas é uma experiência pela qual todas as crianças passam várias vezes na sua vida, contudo o começo de um novo semestre é sempre diferente, trazendo novos sentimentos e expetativas. Ajudar as crianças a melhorarem o seu desempenho escolar não é só o papel dos educadores na escola, mas também dos pais em casa. Especialmente quando as crianças são mais pequenas e não entendem ainda a importância de fazer atividade de caligrafia ou leitura.

Confira algumas dicas para que os seus filhos voltem às aulas mais motivados:

1. Introduza a rotina de horários
Para recomeçar a rotina escolar sem dramas, uma semana antes do início do semestre comece estabelecendo alguns horários: despertar, refeições, afazeres domésticos, brincar, descansar. Assim, a criança vai entrando no ritmo do semestre escolar, sendo mais fácil depois retomar esses horários.

2. Prepare o material escolar
Dê uma olhada no material do primeiro semestre e confira se é preciso comprar mais alguma coisa ou substituir algo. Se tiver de ir às compras, inclua o seu filho no ritual de escolha do material escolar – serve de motivação extra!

3. Incentive o gosto pelo estudo
Ensinar o seu filho a gostar de estudar é essencial para o percurso escolar dele ser mais fácil. Mostre para ele como estudar fora da escola pode ser prazeroso e divertido, através de tarefas lúdicas para treinar as bases da alfabetização. Atividade de caligrafia criativa com jogos de palavras, leitura de histórias infantis e outras brincadeiras educativas – só tem que ter imaginação! (mais dicas neste arqtigo: https://www.omo.com.br/atividades-para-criancas/atividades-para-melhorar-a-escrita/)

4. Cultive o sentido de organização
O bom desempenho da criança na escola começa em casa. É importante que o seu filho aprenda o valor da organização: comece pela organização do quarto, depois a organização do material escolar e, por último, a organização do tempo após as aulas. A criança deverá entender que a responsabilidade vem antes da diversão.

5. Monte um espaço para o estudo
Disponibilize um cantinho do quarto ou da casa com todas as condições necessárias para o seu filho se sentir tranquilo e motivado para os estudos. As crianças são naturalmente agitadas e, normalmente, se distraem com facilidade, por isso devem ter acesso a um espaço adequado para fazer a lição de casa e estarem concentradas.

6. Crie um calendário de estudo
Se os pequenos tiverem uma agenda semanal onde possam consultar quando têm que entregar cada lição, ganham a noção de planejamento e conseguem preparar melhor o seu estudo.

7. Ajude na lição de casa
Os pais têm um papel muito importante no desempenho escolar dos filhos. Ajudar os pequenos nas lições de casa, tanto em tempo de aulas como nas férias! Antes do semestre começar é bom relembrar matérias e treinar exercícios de algumas disciplinas em que os resultados precisam ser melhorados. No período escolar, tente ajudar todos os dias, mas não dê as respostas prontas a eles!

Quer saber mais sobre o tema? Veja então outras dicas para readaptação escolar neste artigo aqui. http://manualdacrianca.com.br/5-dicas-para-readaptacao-escolar-na-volta-aulas/

Texto de autoria de: Joana Teixeira
Jornalista e redatora
Agência Mavens of London

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *