Cadastre seu email e receba este eBook gratuitamente.
quero receber

5 ações para incentivar a autonomia infantil

shutterstock_98354027Para que a autonomia infantil aconteça é necessário estímulos nas tarefas cotidianas e que sejam introduzidos de maneira natural.

A criança não deve ser forçada a comer sozinha ou a fazer a higiene sozinha, mas pode ser incentivada e elogiada quando ela conseguir demonstrar desenvoltura naquela atitude.

Deve-se evitar repreender a criança quando ela tomar uma atitude sozinha como, por exemplo, pegar uma escova de cabelo. Não censure-a dizendo que ela irá se machucar, ao contrário ajude-a ensinando a forma correta de segurar e usar uma escova.

Para que estes hábitos se concretizem, é necessário a implantação de rotinas de inclusão da criança nas atribuições do dia-a-dia, com o tempo ela irá se sentir importante ao perceber que é útil ajudando a mamãe ou o papai nas pequenas tarefinhas de casa.

Veja 5 momentos importantes para se introduzir a autonomia infantil. Quando mais cedo começar, melhor.

1° Momento: Na alimentação
A partir dos 8 meses de idade, o bebê já consegue segurar a colher da papinha, neste período, deixe uma colher com ele e outra com você, assim estimulará sua criança a comer sozinha. Evite tirar a colher da sua mão, impedindo-a de comer com a própria mãozinha.

É importante que os adultos da casa comam no mesmo horário que a criança, pois ela sentirá estimulada ao ver o adulto comer.

Não se preocupe com a bagunça e a sujeira, é normal nesse momento a criança querer brincar com a comida, não repreenda nem grite com ela, explique com calma e ensine o que ela deve fazer.

2° Momento: Durante o desfralde
O desfralde é um bom momento para estimular a independência na criança.

Ensinar a criança a ir até o banheiro, sentar no vaso ou no penico, a limpar-se. Mesmo que ela ainda não consiga fazer direitinho, você deve mostrar como se faz e deixá-la tentar.

Dê a ela um papel higiênico mais macio e o lencinho umedecido para o bumbum, faça ela participar apertando a descarga, abrindo o cesto de lixo, lavando as mãos.

Explique a rotina toda vez que a criança utilizar o penico ou o vaso, dizendo que ela conseguirá sozinha na próxima vez, você irá se surpreender com o resultado.

Veja aqui 10 passos para fazer o desfralde do bebê

3° Momento: Na arrumação do quarto
Solicite a ela ajuda para colocar as coisas no lugar, organizar os brinquedos, levar os calçados e roupas usadas para o banheiro, guardar seu material da escola, seus livros. Ensine para ela onde deve ficar cada coisa.

Mas não cobre para que faça tudo certinho, motive-a a fazer do jeitinho dela, não esqueça nunca de elogiar, sempre conversando em tom amoroso, nunca ordenando.

4° Momento: Guardando os brinquedos
Espalhar, brincar e depois guardar. Deve-se fazer esse combinado antes de começar a brincadeira.

Depois fazer a arrumação juntamente com ela. Nunca fazer tudo sozinho e deixar ela só olhando. Incentive-a, ela vai gostar de ajudar você e vai criar responsabilidade e zelo pelas suas coisas.

5° Momento: Indo e vindo da escola
Ao trazer e ao buscar na escola, tente estimular para que a criança desça do carro segurando a sua mão, não leve-a no colo todos os dias e todas as vezes, ela precisa caminhar.

Se a sua mochila tiver rodinhas, deixe ela mesma levá-la, ou a lancheira, essa ação faz parte da independência, faz com que a criança se sinta responsável, você verá que ela vai adorar.

Gostou desta postagem? Ela te ajudou em algo? deixe seu comentário abaixo e compartilhe com os amigo!

Este texto  foi publicado na revista MATERLIFE do mês de junho de 2016!

4 comentários

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *